CENTRO DE ESTUDOS MOÇAMBICANOS E INTERNACIONAIS

CENTRO DE ESTUDOS MOÇAMBICANOS E INTERNACIONAIS

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Noticias de Moçambique

SADC reforça missões de observação eleitoral
As Comissões Técnicas Eleitorais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão propor às nações desta região o reforço das missões de observação eleitoral. A ideia vem inserida no documento sobre a matéria que vai ser hoje apreciado a nível do Fórum das Comissões Eleitorais (FCE) da SADC, que se reúne na capital moçambicana, Maputo. De acordo com o director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Felisberto Naife, a proposta procura fazer um redimensionamento do processo de observação eleitoral no espaço da SADC e foi elaborada por uma subcomissão do fórum composta por três países, nomeadamente África do Sul, Botswana e Namíbia.  (Fonte: Jornal Noticias)

BM estimula privados a endividarem-se no país
O Banco de Moçambique (BM) aventa a possibilidade de encorajar o sistema financeiro nacional a reduzir os custos de intermediação financeira e, por essa via, animar o sector privado nacional a recorrer aos fundos internos para financiar as suas actividades. Na visão do Banco Central, aquela seria uma saída possível para gerir as implicações do endividamento externo privado na economia nacional, a médio e longo prazos. (Fonte: Jornal Noticias)

Estado encaixa 440 milhões USD de IRPC no novo projecto de carvão em Tete
O Estado moçambicano vai encaixar cerca de 440 milhões de dólares com o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC) no novo projecto de exploração de carvão, em Tete, ontem, oficialmente, concedido à empresa indiana Jindal Steel and Power Limited (JSPL). Ao mesmo tempo, prevê-se que o Estado obtenha ganhos de 440,97 pela participação de 10% que detém no projecto. Esta informação foi avançada pela ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, durante a assinatura do contrato de concessão à Jindal Steel and Power Limited, que irá explorar minas de carvão durante 25 anos. Para a realização das operações minerais na área do contrato, a JSPL vai investir cerca de 180 milhões de dólares norte-americanos nos primeiros cinco a oito anos.(O País)

Ensino Técnico-Profissional chega a Murrupula
Foram já concluídas, as obras de construção do primeiro estabelecimento de Ensino Técnico- Profissional, no distrito de Murrupula, em Nampula, esperando-se que o mesmo venha a entrar em funcionamento ainda no presente ano lectivo, segundo anunciou recentemente, a directora de Educação ao nível daquele ponto do país, Páscoa de Azevedo. Essencialmente, o referido estabelecimento vai ministrar os cursos de Agronomia e Construção e vai receber alunos de todas as províncias do país que queiram frequentar a escola situada nos arredores da vila-sede distrital. (Fonte: O País)

Cerca de 40 Mil pessoas em risco de inundações nas margens do rio Zambeze
Pelo menos 40 mil pessoas poderão ser afectadas por inundações ao longo do vale do Zambeze, concretamente nos distritos de Mutarara, Mopeia e Tambara, caso aumentem as descargas da Barragem de Cahora Bassa (HCB), na província de Tete. A informação foi avançada ontem, em Maputo, pela ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashulua, momentos após a reunião do Conselho de Coordenação de Gestão de Calamidades, encontro presidido pelo primeiro-ministro, Aires Ali. Até ao momento, cerca de 23 mil pessoas foram evacuadas das zonas de risco para os postos de reassentamento, apenas na província de Gaza, com destaque para os distritos de Chókwè e Guijá. (Fonte: Jornal Noticias)

Piratas exigem um milhão e setecentos mil dólares pelo resgate dos tripulantes do Vega 5
Os piratas que a 27 de Dezembro último sequestraram a embarcação pesqueira moçambicana Vega 5, no Oceano Índico, terão exigido um resgate num valor equivalente a 59 milhões de meticais (1,7 milhão de dólares) como condição para libertar os 24 tripulantes. A posição dos piratas somalis foi comunicada à empresa proprietária da embarcação, a PESCAMAR. (Fonte: Rádio Moçambique) 

Sem comentários:

Enviar um comentário