CENTRO DE ESTUDOS MOÇAMBICANOS E INTERNACIONAIS

CENTRO DE ESTUDOS MOÇAMBICANOS E INTERNACIONAIS

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Piratas atacam mais um navio em águas moçambicanas: Embarcação moçambicana continua sequestrada com 14 tripulantes

A embarcação pesqueira de pavilhão moçambicano, “Vega 5”, que tem o seu ancoradouro no Porto da Beira, capital da província de Sofala, foi sequestrada em alto-mar com 14 tripulantes a bordo. A última vez que foi vista estava a ser rebocada por uma embarcação geralmente usada por piratas da Somália.

Não há notícias dos 14 tripulantes que estavam a bordo. Desconhece-se as nacionalidades dos tripulantes mas são seguramente moçambicanos admitindo-se que estejam também espanhóis a bordo.

A traineira industrial “VEGA 5” foi sequestrada por piratas em águas próximas da Ilha de Madagascar. A informação foi já confirmada pela missão da União Europeia contra a pirataria no Oceano Índico.

A Missão da União Europeia confirmou a notícia através de um comunicado.

O barco está dado como desaparecido, na Beira, desde sexta-feira.
A empresa proprietária da embarcação não aparece a pormenores do caso.

A embarcação de pesca industrial “Vega 5” foi vista na sexta-feira, 31 de Dezembro, pela última vez próximo do litoral de Moçambique, a aproximadamente 200 milhas náuticas ao sudoeste das Ilhas Comores, em direcção a norte. Mas há informações contraditórias sobre o ponto em que a embarcação se encontrava a pescar quando foi sequestrada. Informações postas a correr ontem no telejornal da TVM, a televisão oficial de Moçambique, referiam que a embarcação deixou de responder pela rádio quando se encontrava nas proximidades da ilha do Bazaruto.

A União Europeia diz, baseada em informações da sua missão naval no Oceano Índico, que a embarcação estava na altura a ser rebocada por um “esquife”, barco usado pelos piratas, e não respondia às chamadas.

O “Vega 5” tem uma capacidade de carga de 140 toneladas. Mede 24 metros.

Fonte: Canal de Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário